
Em uma noite de sorrisos e muita emoção eles chegaram “ao fim de uma importante etapa que possibilitou um aprendizado que agora levarei para as próximas experiências profissionais que eu tiver, além de terem trazido um crescimento pessoal muito grande”, as palavras da agora jornalista, Marília Munareto, resumem a alegria e satisfação do momento que mistura realização e ansiedade: “É uma conclusão de uma etapa, um término, uma vitória pessoal. Mas ao mesmo tempo é meio assustador pois é uma página que se vira no livro da vida, e muitas vezes a gente não sabe o que nos espera na página nova”, afirmou a jornalista Michelle Tjader que em seu último ano na universidade foi até a final do concurso Primeira Pauta do Jornal Zero Hora.
![]() |
Elenise, Marilia e Michelle |
O bacharelado em Comunicação Social da Unijuí tem duração de quatro anos, no entanto o publicitário Leonardo Fabbrim mostrou que nem sempre essa é a melhor escolha. Com oito anos de graduação o ícone do curso aponta que foi melhor do que se tivesse se formado no tempo normal: “Conheci mais gente, dentro e fora do curso, do que se tivesse completado no tempo normal e também tive uma base de como o mercado era visto pela academia quando eu iniciei a faculdade e o que mudou nele nesses oito anos. Além disso, pude trabalhar bastante na área e em atividades afins, o que me permitiu mais chances no mercado agora que estou 'diplomado'”, apontou Leonardo que já saiu da universidade com uma vaga em uma Agência de Comunicação de Porto Alegre. A jornalista Marilia também lembra das oportunidades durante a graduação “A melhor dica pra quem ta chegando é que aproveitem todas as chances que surgirem nesse período, seja de estágio, de viagens, de interação com pessoas iguais e diferentes, que de alguma forma possam contribuir pra esse crescimento profissional”, no ano passado Marília ficou em primeiro lugar no Concurso Literário Nilson Luiz May, lançado pela Unimed, na categoria crônica.
![]() |
Professora Vera Raddatz |
Quem contemplou as estrelas da comunicação na primeira fila foi a Professora Vera Raddatz. A paraninfa da turma viu ali seus alunos receberem o diploma e deixarem saudades: “Ser paraninfa de uma turma é sempre muito especial. Não é apenas uma turma de alunos que está se formando naquele momento, mas muitas histórias, experiências de vida e de aprendizado, angústias e certezas, lágrimas que se confundem com sorrisos, emoções e expectativas. Esta turma marcou bastante, pela forma de participação durante o curso. Eles se vão, mas nós continuamos por aqui, sempre dispostos a recebê-los para qualquer orientação”, emocionada em seu discurso (confira depoimento na íntegra) a professora viu ali se despedirem também três de suas bolsistas do Projeto Fronteiras que coordena: Marília, Michelle e também Elenise Carneiro deixam também suas contribuições de pesquisa como conquistas. “O mais importante dessa etapa é toda a aprendizagem que tive em sala de aula, e no período de iniciação científica. Fechar esse ciclo é sem dúvidas muito importante e satisfatório, mas traz uma mistura de sonhos e planos para o futuro com saudades dos bons tempos que ficaram pata traz”, afima Elenise que recebeu da Unijuí em 2011 o prêmio de Trabalho Destaque da Iniciação Científica na área Ciências Sociais Aplicadas.
A cerimônia ocorreu na Unijuí no dia 14 de janeiro. Colaram grau também os jornalistas Gelson Waier, Greici de Mattos, Alberto de Andrade, Larissa Freitas e Cristina Noal; os publicitários Rafael Andrade, Gilmar Laurindo, Diego Bragagnolo, Ana Pauilne Schafer, Everson Barbosa, Tiago Beck e Mireia Dieckel; e a Relações Públicas Marcia Streicher.
O Dacom deseja muito sucesso e felicidade a todos os formados!